Desvendando os tipos de cafeteira: qual é a ideal para você?
Na busca incessante pelo café perfeito, percebemos que o ritual de preparo pode ser uma verdadeira aventura, que percorre o universo dos tipos de cafeteira. Com tantas opções, às vezes ficamos confusos sobre qual equipamento escolher para alcançar a experiência sensorial única e marcante que desejamos.
Como guias turísticos dos passeios pelos modos de preparo, vamos ajudar você a escolher um pacote de viagem que supere todas as suas expectativas. Embarque conosco nessa viagem saborosa e aromática e aprenda como escolher a cafeteira ideal!
Tipos de cafeteira
São muitos os tipos de cafeteira, sabemos disso! No entanto, como cada xícara tem sua história, cada equipamento tem sua finalidade. Essa querida colega de trabalho do cafezão é bem versátil, podendo satisfazer a qualquer paladar. A seguir, apresentamos os principais modelos utilizados atualmente!
Cafeteira italiana
Em primeiro lugar, temos a cafeteira do tipo italiana, também conhecida como moka. Ela é icônica, uma verdadeira diva da cozinha, compacta e cheia de estilo. Com método de preparo por pressão, é feita para usar no fogão e se dá muito bem com uma moagem média-grossa. É ideal para quem aprecia uma viagem sensorial com experiências marcantes.
Cafeteira com coador
Se você prefere um destino tradicional, a cafeteira com coador é a escolha certa! A nossa velha amiga de todos os dias é bem conhecida nos lares brasileiros. É uma ótima escolha para fazer bastante café, principalmente com os grãos mais complexos, como os frutados, que amam esse tipo de preparo.
Cafeteira aeropress
A aeropress é feita para quem gosta de aventuras e novas experiências. Compacta e versátil, ela exige um muque forte para colocar a pressão correta, mas representa um destino paradisíaco. Nela, você pode testar diversas combinações de moagem e de proporção, uma mais gostosa que a outra.
Cafeteira de espresso
Para os amantes dos roteiros inesquecíveis, a cafeteira de café espresso faz você se sentir um verdadeiro barista. Essa experiência imersiva e completa só ocorre com um equipamento profissional, que pode ser manual, automático ou semiautomático. A bebida intensa, cremosa e aromática é aquela viagem sensorial intensa. Não são todos que gostam de molhar o bigode com uma dessas, mas quem curte, não abre mão.
Cafeteira elétrica
Essa é para quem gosta de modernidade e inovação. A cafeteira elétrica oferece praticidade, já que é só colocar o pó e a água no recipiente e aguardar o trem levar você ao destino final: aquele cafezão quentinho. Alguns modelos contam com programações automáticas, que já vão preparando a bebida enquanto você está fazendo o pão de queijo para acompanhar.
Cafeteira turca
A cafeteira turca é incrível para os fãs de destinos históricos e clássicos. O charme desse método é o formato do recipiente, que favorece a descida do café na moagem fina, finíssima, lá para a base. Ele fica por lá mesmo, liberando todo o potencial, e não é coado! Quem manja dessa extração até adiciona umas especiarias na bebida, como canela e cardamomo.
Cafeteira aram
A aram tem destaque entre os tipos de cafeteira manuais. Essa criação brasileira é perfeita para os defensores dos roteiros nacionais. O sistema funciona sem eletricidade, deixando você no comando, controlando a pressão como preferir. Logo, é possível preparar tanto um café coado suave quanto um espressão concentrado que acorda até a Bela Adormecida.
Cafeteira francesa
A cafeteria francesa recebe o nome charmoso de french press. Simples e elegante, ela não usa energia elétrica nem filtros de papel. Para fazer o preparo, você precisa de água quente, café na moagem grossa, um empurrão no êmbolo e nada mais. Ela nos leva a uma bebida robusta, com sabor intenso e todos os óleos essenciais preservados.
Cafeteira globinho
Outra cafeteira clássica, a globinho foi criada por volta de 1830, na Alemanha. O sistema a vácuo utiliza a pressão do vapor, preparando uma bebida suave, que mantém as características naturais dos grãos. É um método de preparo charmoso para quem gosta de uma jornada sensorial diferenciada.
Dicas para escolher a cafeteira ideal
Assim como cada cafezeiro é único, cada café tem uma personalidade própria. Por isso, entender as diferenças entre os tipos de cafeteira é tão importante! Esse instrumento é o caminho que nos leva ao destino desejado: aquele cafezão espetacular.
Logo, se você quiser uma jornada sensorial bacanuda, é essencial planejar a viagem antes de sair de casa. Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos um mapa simplificado, bem fácil de seguir. Veja aí!
- Comece decidindo aonde você quer chegar: um café suave, equilibrado ou forte?
- Pense na capacidade do equipamento: a cafeteira aguenta levar a família inteira ou é ideal para um viajante solitário?
- Analise a facilidade do uso: você ama a complexidade ou é fã da rapidez?
- Confira modos de limpeza e manutenção diária: é só passar um paninho ou o equipamento dá mais trabalho?
- Veja se o modelo tem recursos adicionais: deseja timer ou regulador de temperatura, por exemplo?
- Pense no tamanho e no design: não é porque o equipamento é funcional, que ele não pode combinar com o espaço. Ele cabe na cozinha, na mesa, no escritório ou onde você quiser acomodá-lo?