Clássico dos clássicos: entenda o que é café pingado e como ele surgiu!
Nada como o nascer de um novo dia, com o sol raiando, o galo cantando e um delicioso cafezão com leite em casa ou na padoca. É bem verdade que, nos lares de muitos cafezeiros, o dia não começa sem a bebida com aquelas gotinhas de leite. Para valorizar essa tradição, hoje vamos explicar o que é café pingado.
Esse tipo de café com leite anda de mãos dadas com outras duplas conhecidas no país, como pão com manteiga e arroz com feijão. Assim, faz os corações de muitos brasileiros baterem mais rápido. Bora apreciar mais um dos nossos clássicos e entender como o danado surgiu?
O que é o café pingado?
Mesmo que tenha gente por aí que não sabe o que é café pingado, acreditamos que não exista um cafezeiro neste Brasilzão que não tenha provado essa maravilhosidade. Em algumas regiões, é aquela mistura com muito café e um bocadinho só de leite. Porém, dependendo de onde você estiver, é o contrário: um copão de leite com um pouquinho de café.
Ele pode ser feito com um espresso de responsa ou nosso querido coado; com leite integral, desnatado ou vegetal; na xícara ou no copo... Não importa! De qualquer jeito, é o acompanhamento perfeito para um delicioso pão na chapa.
Deu água na boca, Zé? Afinal, o que o café com leite pingado tem de tão especial? Na verdade, seu diferencial é o aroma maravilhoso e aquele gostinho reconfortante de “estou em casa”, como um abraço de vó. Ele representa essa lembrança afetiva de momentos em família, sabe? Afinal, coisa boa é o que a gente compartilha!
História e tradição
Bom, você já sabe o que é café pingado, mas sabe como ele foi criado? Eita, senta que lá vem história! Para explicar, vamos voltar um pouco no tempo. Na época da colonização, o café com leite já era famoso na Europa. Então, apreciar a bebida foi mais um hábito que importamos do velho mundo.
Como o brasileiro gosta de dar o seu toque pessoal em tudo, a combinação foi adaptada para o nosso gosto. Aconteceu assim: põe mais daqui, tira um pouco dali, mexe desse jeito e refaz ali. Pronto, surgiu o café pingado no Brasil.
É claro que esse processo não aconteceu do dia para noite. A coisa toda começou nas casas dos cafezeiros no Brasil Colônia. Aí, inventaram a padaria, onde o copo americano passou a fazer parte da mistura. O nome também surgiu a partir daí, quando o atendente perguntava: "Como quer o café?", e o povo respondia: "Pinga aí um pouco de leite!".
Pingado, média ou café com leite?
Agora complicou! O que são esses nomes todos? Saca só, compadre: aqui, no Brasil, nós temos café com leite, pingado e média. Dá para tomar todos na padaria. Tem diferença entre eles? Tem sim!
- Pingado: como o nome sugere, a mistura traz pingos de alguma coisa. Pode ser de leite no café ou o contrário;
- Média: aqui, o equilíbrio predomina. Isso significa metade de café, metade de leite;
- Café com leite: esse é um meio-termo entre os anteriores. Um pouquinho (de leite ou café) a mais do que o pingado, só que menos do que a opção média.
Movimento pró-pingado
Após explicar o que é café pingado, temos uma revelação para você, cafezeiro de plantão: o movimento pró-pingado. Sim, ele existe! Criado em 2010, foi uma iniciativa dos aficionados por um bom cafezão para resgatar os modos de preparo tradicionais.
Ele trouxe até um manifesto, com regras que dizem como fazer o café pingado. Resumindo, para ter a bebida perfeita, você deve usar um café especial de boa qualidade, preparar o trem do jeito certo e usar ingredientes frescos. Inclusive, seus criadores defendem o uso do copo de boteco. Senão, não é pingado! Concorda?
Café pingado e cafés especiais
Você já conhece a diferença entre o pingado e o café com leite. Então, chegou a hora da verdade: em vez de fazer as receitas já conhecidas, o que acha de preparar aquela versão personalizada, que é a sua cara? Compadre, nós sempre dizemos isso: a única regra do universo cafeeiro é tomar a bebida do jeito que você mais gosta (e preferir grãos especiais aos de mercado!).
Então, comece com a escolha do café. O ideal é usar os grãos naturalmente doces, que dispensam o uso de açúcar e adoçantes. A intensidade pode variar conforme o seu gosto. Como o leite suaviza a experiência, nossa sugestão é fazer um preparo equilibrado ou mais forte, garantindo uma bebida encorpada espetacular. Aproveite para se aventurar nessa jornada!
Receita de café pingado
Agora, se você gosta de seguir instruções prontas e precisa de uma ajudinha, não se preocupe! Trouxemos uma receita impecável da tradição Jotacê. Ela é bem fácil de fazer e tem como base o Kawá Caramelo. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes
- 1 dose de café espresso;
- 100 mL de leite.
Modo de preparo
- Faça o espresso usando o método de sua preferência;
- Aqueça o leite;
- Se quiser, use a prensa francesa ou dê uma sacolejada nele com um garfo para criar o efeito de leite vaporizado;
- Despeje o café na xícara ou no copo;
- Coloque um pouco do leite por cima, da forma como preferir;
- Sirva imediatamente esse deleite!
Prepare um café pingado espetacular com a Fazenda Jotacê!
Além de descobrir o que é café pingado, deu para perceber como ele é fácil de preparar, não é? A chave para deixar essa receita tradicional ainda mais especial é escolher os grãos certos. Quer uma dica? Experimente o Kawá Caramelo. Com seu sabor doce e equilibrado, é o parceiro perfeito para qualquer ocasião!