Como armazenar café do jeito certo?
O ritual é sempre o mesmo: você recebe seus grãos de ouro em casa, abre o pacote, sente o aroma maravilhoso, pega seu método do coração, extrai a bebida dos deuses. Depois de tudo isso, vem a pergunta que não quer calar: como armazenar café do jeito certo?
Afinal, compadre que é compadre mesmo, sabe: para manter a qualidade de aroma e sabor, é preciso guardar os grãos do jeito certo. Do contrário, a oxidação vem atrapalhar e faz eles perderem tudo o que têm de melhor. Foi pensando nisso que separamos dicas de como armazenar café depois de aberto do melhor jeito possível.
Tem certo e errado?
Nesse caso, tem sim! Pense junto: o grão é a semente da fruta. Mesmo após ser processado e torrado, ele ainda é sensível ao ar, à umidade, à luz e ao calor. Tudo isso retira dele o frescor e a potência sensorial. Bom, tudo que não queremos por aqui é você bebendo café sem os sabores e aromas tão característicos, não é?
Por isso, vale a pena aprender mais sobre como armazenar café. Com esse conhecimento em mãos, você mantém seu cafezão longe de fungos e bactérias, preserva a complexidade da bebida e garante a felicidade de quem toma aquela preciosidade líquida. São só benefícios.
Como armazenar café do jeito certo?
Em grãos, moído, pronto… Cada tipo tem as próprias regras. Porém, não se preocupe: é tudo simples, não tem bicho de sete cabeças aqui, não! Para aprender como armazenar café e preservar seu patrimônio sensorial, é só seguir as dicas que separamos!
Armazenando café em grãos
Para aprender como armazenar café em grãos, aqui vão algumas dicas. A primeira: se for transferi-los para outro recipiente, escolha um escuro com boa vedação. Isso evita que o conteúdo entre em contato com o ar e a umidade, além de proteger da luz. Anotou aí?
Mais uma dica de ouro para manter os aromas e os sabores por mais tempo: não deixe os grãos guardados por um período muito longo. Não vale a pena esquecer aquele café dos bão no fundo do armário!
O legal mesmo é comprar a quantidade de grãos que você consegue consumir durante um mês. Assim, sua mesa tem café fresco todo dia. Outro conselho é sempre moer apenas a quantidade para o consumo imediato. Assim, é certeza de bebida cheia de aroma, naturalmente doce, a hora que quiser!
Armazenando café moído
Tudo entendido! Porém, como armazenar café moído? A primeira dica é a mesma: escolha um pote hermético, para evitar o ar, a umidade e a luz. Pode ser um vidro escuro ou um recipiente de cerâmica? Fica a seu critério compadre, mas o ideal é seguir essa dica à risca. Já viu um tesouro à vista, a céu aberto, para todo mundo passar a mão? Não, até porque preciosidade que é preciosidade fica escondida para ser preservada.
O café moído tem mais superfície de contato com o ar do que o em grãos. Por isso, a oxidação acontece mais rápido, e ele perde o frescor antes. Se você comprar dessa forma, escolha uma quantidade que dê para consumir em menos tempo! Assim, a bebida continua com a complexidade sensorial que faz jus à produção cafeeira.
Pensou em comprar o café em grãos e moer tudo de uma vez para agilizar? Que pressa é essa, rapaz? Nosso conselho de amigo é fazer todo esse processo mais artesanal mesmo, moendo apenas o que vai consumir no momento. A moagem na hora já faz parte do ritual sagrado, então, aproveite a oportunidade.
Armazenando café extraído
Extraiu uma bebida boa demais da conta, daquelas de encher o olho e a boca de água, e quer saber como fazer o armazenamento do café já pronto? Temos algumas dicas também! Aqui, a cartilha é completa. Primeiro, se você tiver um recipiente térmico, despeje o néctar nele assim que terminar a extração para preservar a temperatura.
Se você não tiver uma garrafa térmica, não tem problema. Basta escolher um recipiente com tampa e deixar a bebida ali na boa. Ela vai esfriar mais rápido, mas quer saber? Também é legal sentir o sabor do café mudando conforme a temperatura! Os produtos de especialidade têm um universo de sensoriais, então, vale a pena dar uns goles em momentos diferentes.
Não gosta da bebida mais fria? Calma, que aqui é que nem coração de mãe: cabe todo mundo! Se fez aquele balde de café maravilhoso, mas não vai dar conta de tomar tudo (haja coração para tanta cafeína!), congele o danado em formas de gelo. Dá para aproveitar e usar em receitas de iced coffee — você não vai se arrepender.
Resumão das dicas para armazenar seu café
Conselho bom, nós damos de graça, sim. Afinal, saber como armazenar café é ótimo para todo mundo: quem faz, quem toma e quem só sente o cheiro. Com todas essas dicas em mãos, você guarda seu produto em grãos, moído ou extraído no seu método preferido com frescor e com louvor. Saca só os mandamentos cafeeiros:
- escolherás recipientes escuros e com ótima vedação;
- manterás a embalagem distante do calor, da claridade e da umidade. Lugar de café é longe de janelas, fogões, fornos, torneiras etc.;
- comprarás apenas o café que consumirás por mês. Assim, terás uma bebida fresquinha e deliciosa todos os dias;
- moerás a quantidade certa para extração minutos antes de consumir a bebida;
- escolherás um bom recipiente térmico para armazenar o café extraído;
- não manterás o café extraído guardado por longos períodos.