Café faz mal para os rins? Mito ou verdade?
Você já reparou como tudo o que é bom nesta vida costuma ser perseguido? Veja o nosso amado cafezão, por exemplo. Essa bebida fantástica, que nos ressuscita a cada manhã, é constantemente difamada. Agora, estão falando que ele é um vilão disfarçado. Pura inveja de quem diz que o café faz mal para os rins, por exemplo.
Dizemos isso porque contra fatos, não há argumentos! Estamos aqui em defesa do cafezão e traremos tudo às claras. Ao final da nossa audiência, temos certeza de que você chegará a um veredito. Bora começar!
Por que as pessoas acreditam que café faz mal para os rins?
A crença de que o café prejudica os rins é fruto, principalmente, de fofocas. Pessoas linguarudas saíram por aí dizendo que nosso grão celestial aumenta o risco de doenças renais por ter cafeína, que eleva a pressão arterial.
Além disso, por muito tempo, algumas pessoas acreditavam piamente que o consumo excessivo de cafeína poderia contribuir para a formação de cálculos renais — aquelas pedrinhas chatas e dolorosas pra caramba. Entretanto, evidências atuais mostram que isso é mentira e que, na verdade, o café faz bem para os rins.
Precisamos fazer uma pausa aqui! Antes de seguirmos com a nossa tese de defesa, vale lembrar que estamos falando dos efeitos do café em uma pessoa saudável. É sempre importante consultar um profissional de saúde e pedir orientações sobre o consumo da bebida, combinado?
O que a ciência diz sobre a questão?
Como somos alquimistas cafeeiros, e não médicos, recorremos aos nossos amigos cientistas para resolver a questão: café faz mal para os rins? Segundo um estudo publicado pela revista Kidney International Reports, o consumo da bebida pode, na verdade, reduzir o risco de lesão renal aguda.
O café reduz o risco de lesão renal aguda
Essa boa notícia foi revelada no artigo "Coffee Consumption May Mitigate the Risk for Acute Kidney Injury: Results From the Atherosclerosis Risk in Communities Study". Ou “Tomá café pode ajudá a evitá pobrema nos rim: Descoberta do estudo do trem da aterosclerose nas comunidade”, pra você que só fala Mineirês.
A pesquisa demonstrou que aqueles que saboreiam pelo menos uma xícara de café por dia têm 15% menos chances de desenvolver a doença em comparação com os que não bebem esse elixir perfeito.
O café previne a formação de cálculos renais
É, compadre, Fazenda Jotacê também é cultura! Continuando, sabia que as boas novas não param por aí? O café também tem propriedades diuréticas e, por isso, ajuda a prevenir os cálculos renais.
O café combate a diabetes tipo 2
Por fim, os nutrientes do café têm ação antioxidante, anti-inflamatória e atuam no combate ao diabetes tipo 2. Graças a tudo isso, eles auxiliam no bom funcionamento dos rins.
Qual é a quantidade diária de café indicada para consumo?
Até aqui, as nossas alegações afirmando que o café faz bem para a saúde foram justificadas, certo? Mesmo assim, resta um último argumento para provar que essa maravilha líquida só traz benefícios aos rins: o equilíbrio.
Para o café e os rins conviverem sem brigas, é preciso respeitar uma dose diária. Então, por mais que nossos lotes provoquem aquela vontade desesperada de tomar de balde, não exagere! A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda consumir de três a quatro xícaras pequenas por dia.
Para complementar, uma dica extra: beba muita água. Esse segundo líquido mágico (depois do café, é claro) evita a desidratação e estimula o funcionamento dos rins. Por isso, também é parça dos cafezeiros de plantão!
Benefícios do consumo moderado de café
Agora que já temos o veredito do caso "café faz mal para os rins?", vamos nos concentrar nas coisas boas: os benefícios dos grãos especiais. Já falamos de alguns até aqui, mas os superpoderes dos nossos heróis ainda não acabaram.
O consumo de café diário recomendado pode fazer muito mais pela sua saúde, bem-estar e felicidade. Em bom Mineirês, a língua do povo, “café num costuma faiá”. Espie aí: além de oferecerem um aroma inebriante que transforma o ambiente, os grãos de qualidade têm o poder de:
- protegê as célula dos rim;
- evitá uns tipo de câncer;
- mantê os nível de açúcar certo no sangue;
- ajudá na produção de uns hormônio;
- tirá os resíduo tóxico do corpo;
- combatê doença crônica e degenerativa;
- diminuí as inflamação;
- fortalecê o sistema imunológico;
- aumentá a energia e a disposição física;
- melhorá as função da mente;
- diminuí o risco de doença neurológica;
- melhorá o humor e evitá a depressão;
- ajudá o sistema do coração;
- prevení o envelhecimento antes da hora;
- acelerá o metabolismo e ajudá a emagrecê;
- aumentá a longevidade.
Vale lembrar que ele não faz isso sozinho! Também é preciso manter uma alimentação adequada e balanceada para ficar com tudo em dia. Afinal, quem bebe café de qualidade também pode aproveitar para balancear o organismo com outras coisas que ingere, certo?
Essas são apenas algumas das vantagens que você tem ao convidar o cafezão para fazer parte da sua rotina. Sem dúvida, ele é um supergrão, capaz de calar os críticos que dizem que o café faz mal para os rins ou qualquer outro órgão.
Café especial de alta qualidade é na Fazenda Jotacê!
Após analisar todas as provas aqui apresentadas, acreditamos que você já sabe dizer se o café faz mal para os rins ou não, certo? Para extrair todo o potencial da bebida, utilize sempre grãos de qualidade, cuidadosamente selecionados e processados!
Na Fazenda Jotacê, produzimos somente cafés especiais, com as mais modernas técnicas de plantio, colheita e moagem, aliadas a processos totalmente artesanais. Tudo para manter os benefícios e a superioridade do produto que chega até a sua xícara! Junte-se a nós e faça parte dessa experiência!