Café Catuaí: conheça uma das variedades mais amadas do Brasil!
O café Catuaí é o verdadeiro superstar do universo dos grãos especiais, brilhando não só aqui na Fazenda, mas em todo o Brasil! Adorado por baristas e por todos que apreciam essa bebida mágica que dá um gás no nosso dia, ele reina absoluto com uma personalidade marcante.
É claro que um astro como ele merece todos os holofotes! Prepare-se para uma verdadeira celebração do sabor enquanto mergulha nas delícias e aromas que o Catuaí tem a oferecer. Continue lendo e descubra como essa variedade vai transformar sua experiência cafeeira em uma aventura sensacional!
O que é o café Catuaí?
O café Catuaí é fruto do casamento de outras duas celebridades: o Caturra e o Mundo Novo. Por isso, é paparicado desde que nasceu — e não é à toa! Ele realmente tem muitos talentos, revelando perfis sensoriais inigualáveis.
Afinal, esse grão especial carrega um sobrenome de peso: ele é genuinamente um Arábica. Ele e as variedades que deram origem a ele pertencem a essa mesma família, ou espécie, conhecida mundialmente por seu sabor suave e levemente adocicado em geral.
Então, ele é um tipo de café Arábica exclusivo do Brasil, com mais de 70 anos de vida, que já pode ser considerado um veterano. Sua trajetória de sucesso o levou ao ápice da carreira nas últimas décadas, quando passou a ser o queridinho dos produtores, como nós, e daqueles que amam importar os grãos brazucas.
Características do café Catuaí
Não importa se você é um barista profissional ou um cafezeiro de fim de semana, o café Catuaí desafiará os seus sentidos gustativos. Com notas únicas, ele consegue reunir um verdadeiro cardápio sensorial. Ele surfa nas papilas, tirando onda! O sensorial passeia por chocolate, caramelo e frutas como banana e limão.
Já deu para perceber que a versatilidade é uma das principais características do café Catuaí, não é mesmo? Pois é, esse mix irresistível de sabor leve, acidez moderada e notas adocicadas é resultado de diversos fatores.
O perfil do nosso campeão pode variar de acordo com o lugar onde é plantado. O fruto pode ser amarelo ou vermelho, pode produzir bebidas mais encorpado ou mais adocicadas e pode até ter um sotaque mineiro! Isso mesmo, a variedade se dá superbem com o solo de Minas Gerais. Além disso, a torra também influencia no sensorial.
Catuaí vermelho ou amarelo?
As curiosidades sobre o café Catuaí não param por aí! Como falamos acima, ele pode ser vermelho ou amarelo. Cada tipo é especial do seu jeito, mas os dois são carismáticos. Veja mais sobre eles a seguir!
Catuaí vermelho
O café Catuaí vermelho é elegante, sofisticado e chega sempre roubando a cena. Ele vem com suas notas achocolatadas e com um toque de caramelo perfeito para quem gosta de um cafezão encorpado, com sabor acentuado e acidez leve. Um amigo fiel, que deve estar sempre ao seu lado!
Catuaí amarelo
Já o café Catuaí amarelo é cheio de energia e está sempre pronto para transformar sua xícara em uma festa. Com um sabor leve e mais frutado, ele entrega uma acidez vibrante que lembra um pouco o limão ou o pêssego. O bonitão tem uma personalidade radiante, ideal para começar o dia com o pé direito.
Por que escolher o café Catuaí?
Agora que você já conhece melhor a variedade Catuaí, fica fácil entender por que ele é tão querido e faz um sucesso absoluto entre os cafés especiais. O grão é simplesmente irresistível!
Como um astro do showbiz, ele é um cafezão de respeito, que chega causando e conquista todo o mundo logo de cara. É só dar uma golada para virar fã. Além disso, o grão colou os cafés brasileiros em outro patamar depois que foi promovido a café tipo exportação.
Inclusive, o nosso popstar vive ganhando competições internacionais, o que trouxe mais fama e renome para os grãos nacionais. Então, se você achava que ele só tinha aparência e não merecia tanta atenção, calma aí: o Catuaí merece, sim!
Merece tanto que foi indicado para participar de um seleto grupo, que poucos entram. Esses cafés contemplados recebem o nome de Catuaí 99 e são considerados a nata da cafeicultura.
Catuaí 99
Está se perguntando que trem é esse “99”, compadre? Esse número é só o jeitão de identificar uma seleção especial dentro da variedade Catuaí. Isso significa dizer que ele é ainda mais incrível, saboroso e equilibrado.
Com tantas qualidades, agrada aos paladares mais exigentes, como os compadres que acham um crime adoçar o café. Essa variedade tem uma doçura tão impressionante que você nem acredita que está tomando a bebida sem açúcar.
É justamente por isso que ele é um dos eleitos da Fazenda Jotacê para fazer parte do time de grãos superespeciais, dando origem a diversas obras-primas. Entre elas, o Kawá Carmelo, o Favo de Mel, o Cereja do Bolo e outros sucessos.
Conheça o melhor café Catuaí do Brasil!
Temos que dizer que o café Catuaí merece a reputação que adquiriu ao longo de décadas de trabalho duro! Por isso, hoje, ele está presente nas xícaras de milhares de cafezeiros por aí nesse mundão afora, inclusive aqui na Fazenda Jotacê.
Você também pode aproveitar todo o potencial desse grão majestoso saboreando o Kawá Caramelo, feito especificamente com Catuaí 99. É só navegar pelo catálogo e conferir esse e outros best sellers!