Café ajuda na ressaca? Bora saber se isso é mito ou verdade!
Sabe aquela noite que começou tranquila e terminou épica, com você prometendo que nunca mais vai beber daquele jeito? Seja no Carnaval ou na festa de fim de ano, no dia seguinte, a cabeça tá latejando e o estômago... nem se fala! Nessa hora, quem vem ao resgate? O bom e velho café! Mas será que é verdade que o café ajuda na ressaca?
Ele é mesmo o salvador da pátria pós-bebedeira ou estamos só nos agarrando a mais um mito? Chega junto, pega sua xícara e vamos descobrir se o cafezão pode realmente te salvar da ressaca!
O que é ressaca e por que ela ocorre?
Antes de explicar se o café ajuda na ressaca ou não, vamos entender o que é essa danada! Ela é aquela sensação de "pós-festa", um mal-estar que aparece depois que decidimos entornar todas e virar até o último copo.
Isso acontece porque o álcool assume o controle da situação e faz uma bagunça. Como todo bom festeiro, ele vira a casa de cabeça para baixo! Então, vem o resultado: o corpo inteiro fica abatido.
Assim, o estômago se irrita com a confusão; o fígado se manifesta, tentando processar o álcool; os rins decidem resolver o assunto, pondo o intruso, junto com toda a água, para fora. Depois do protesto, aparecem as consequências: enjoo, dor de cabeça, boca seca e muito cansaço.
Café e ressaca: mito ou verdade?
Sabemos que a nossa bebida amada é como uma salvadora que aparece na hora certa, trazendo energia, ânimo e até a esperança perdida de voltar a se sentir bem. Por isso, muitos cafezeiros de plantão acreditam que ela tenha poderes milagrosos e afirmam: o café cura a ressaca!
No fim, em vez de ficar deitado esperando pela morte, ou reclamando, dizendo que parece que a cabeça vai explodir, você decide tomar um café forte. Compadre, cá entre nós: mesmo que alguns sintomas persistam, temos a impressão de que o néctar dos grãos ajuda na ressaca, trazendo a nossa alma de volta ao corpo, não é?
Porém, qual é a verdade? As nossas suspeitas estão certas? O cafezão realmente ajuda a melhorar o estado deplorável no qual nos encontramos depois de tomar todas? Como sempre, recorremos aos nossos amigos cientistas para responder à questão, que afirmam: o café alivia os sintomas, sim, mas não cura a ressaca!
Benefícios do café na ressaca
Na verdade, o café faz bem para a ressaca graças, principalmente, à cafeína. Essa substância mágica vai na contramão do álcool, aumentando a disposição e o estado de alerta, mandando a leseira embora.
Além disso, o café é bom para a ressaca porque tem um efeito analgésico, que diminui aquela dor de cabeça chata, muito comum depois da bebedeira. Também tem quem diga que a cafeína ajuda a neutralizar os efeitos do álcool sobre a memória, ajudando os ébrios a voltar para casa sãos e salvos.
Cuidados ao consumir café após beber álcool
Mesmo conhecendo os benefícios do café depois de um bom pileque, é importante lembrar que ele não faz milagres. Isso porque, apesar de ele disfarçar os sintomas, a ressaca continua ali, firme e forte.
Portanto, todo cuidado é pouco! Nessas horas de recuperação da ressaca, evite dirigir, operar máquinas pesadas, pedir aumento na empresa e tudo aquilo que você já sabe. Afinal de contas, você tem que estar inteiro para a próxima! Só não exagere, beleza?
Alternativas ao café na ressaca
Agora que você sacou que o café ajuda na ressaca, saiba que é possível dar uma forcinha para o trabalho do nosso herói. Com algumas atitudes bem simples, conseguimos potencializar sua ação revigorante e deixar o corpo zero bala. Olhe aí!
Beba muita água
A ressaca desidrata o organismo. Portanto, quando você bebe bastante água, seu corpo se reidrata e se recupera mais rápido. Se preferir, a água de coco é uma ótima aliada nos momentos pós-embriaguez. Em pouco tempo, você começará a notar um alívio no mal-estar e na dor de cabeça!
Tome o café com açúcar
Sabemos que isso pode parecer um insulto tanto para bons apreciadores dos grãos especiais quanto para aqueles que acreditam que o café amargo é bom para a ressaca. Contudo, o açúcar ajuda a filtrar o álcool do sangue, a recuperar a energia e, em alguns casos, a aliviar o enjoo.
Como cada organismo é único, tem sempre aqueles que acham que o açúcar só atrapalha. Se é o seu caso, tome um cafezão especial naturalmente doce, que não precisa ser adoçado e que preserva todos os nutrientes dos grãos.
Alimente-se bem
Refeições leves, incluindo legumes e frutas, ajudam a normalizar os níveis de glicose, restaurar os eletrólitos e acalmar o estômago. Também é legal evitar alimentos muito gordurosos e industrializados. Logo, deixe a feijoada e a pizza para quando você se recuperar da ressaca.
Se precisar de uma dica, um bom cardápio de recuperação é salada com ovo cozido ou carne grelhada, acompanhados por um suco natural. Uma refeição completa não está descendo? Que tal iogurte natural, torrada e chá?
Descanse bem
Por fim, descanse e durma bem. Desse modo, seu corpo aproveita a energia que restou para se recompor da bebedeira. É como diz o dito popular: “nada como um dia após o outro”.
Fique por dentro do universo do café aqui, no Jota Blog!
Esperamos que você tenha gostado de saber como o café ajuda na ressaca! Lembre-se de que a melhor opção é evitar os excessos.
Além de pegar mais leve nas próximas rodadas, aproveite para conferir mais dicas incríveis do Jota Blog e aprender outros segredos sobre o universo cafeeiro!