Qual o melhor café gourmet? Será que ele realmente existe?
Já reparou como o povo adora ficar tentando descobrir qual o melhor café gourmet, acreditando que ele é o ápice da qualidade? Pois é, ele até que manda bem, mas tem um primo mais refinado que dá um show à parte: o café especial!
Se o gourmet é aquela xícara que você saboreia feliz, o especial é o que te faz repensar tudo o que você achava que sabia sobre café. Bora ir além do óbvio e descobrir uma nova dimensão de sabor? Fique por aqui e vamos começar!
O que é um café gourmet?
Antes de mais nada, é importante entender o que é café gourmet. Afinal, por que ele leva esse nome chique? Bom, na verdade, quem batizou o danado assim foi a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que separa os grãos em tradicional, superior e gourmet.
Então, de acordo com a ABIC, café gourmet é aquele que recebe uma pontuação que indica o seu nível de qualidade. Para isso, a organização analisa desde o visual do grão até o aroma e sabor, garantindo que ele siga um padrão e mereça esse título todo pomposo.
É café premium ou gourmet?
Café tradicional, superior, gourmet... Com tanto nome, tem muito cafezeiro com nó na cabeça. Para ajudar a responder à indagação "qual o melhor café gourmet?", precisamos, primeiro, pôr um fim a essa confusão e explicar a diferença entre essas classificações.
O jeito mais fácil de fazer isso é recorrer à pontuação da ABIC. Seja café superior, café gourmet ou premium, eles têm que passar pelo aval da instituição! Depois de muita análise, a ABIC concluiu que:
- O café premium ou superior (são a mesma coisa) tem pontuação entre 6,0 e 7,2 pontos;
- Já o café gourmet ficou com 7,3 pontos ou mais.
Certo, Zé! Isso é tudo? A coisa toda termina quando chegamos aos 7 pontos e uns quebrados? Não, compadre! É aí que a história começa a ficar interessante. Tem uma categoria de cafés que supera essa média, trazendo campeões considerados supergrãos.
O que é um café especial?
Continuando a nossa jornada em busca de uma resposta para a dúvida "qual o melhor café gourmet?", chegamos aos grãos especiais. Esse grupo seleto é a nata dos cafés, tanto que ganhou uma classificação só deles.
Para fazer parte desse time de vencedores, o cafezão tem que atender a um conjunto de exigências estabelecido pela Specialty Coffee Association (SCA). Ela é uma organização internacional que se dedica a promover a qualidade dos cafés especiais.
Isso significa dizer que, para entrar no hall da fama, os grãos têm que ser selecionados a dedo, cultivados cuidadosamente e ter um sabor que surpreende o paladar. Se passarem por essa prova de fogo, recebem nota acima de 8 na escala da SCA. Assim, são considerados especiais e proporcionam uma verdadeira experiência degustativa.
Então, qual é o melhor café?
Até aqui, deu pra notar que existe uma diferença entre o café gourmet e o especial, certo? Decididamente, um deles é superior em termos de sabor, qualidade e experiência geral. Você já sacou qual, né?
Por isso, não respondemos à questão sobre qual o melhor café gourmet, mas sim, indicamos a melhor escolha: o café especial. Tudo nele é diferente! O local de cultivo, o clima, a colheita, o armazenamento, a torra e muito mais. Quer ver só?
Cultivo
Não questionamos quem diz que o café gourmet é bom. Apenas ressaltamos os diferenciais do café especial para que você possa tirar suas próprias conclusões. O primeiro é a forma de cultivo, em solo e clima apropriados para gerar apenas grãos de altíssima qualidade.
Colheita
A colheita também não fica atrás. Ela é milimetricamente calculada e realizada apenas no estágio certo, com grãos madurinhos. É isso que favorece o surgimento daqueles sabores adocicados e aromas espetaculares que você já conhece.
Processamento
Chegou a vez do preparo! Agora, os nossos grãos amados passam por um tratamento especial, onde são lavados, fermentados e secos, até chegarem à perfeição que você merece.
Torra
Depois vem a torra que, no caso dos grãos especiais, é feita na medida certa, ressaltando seu sabor, aroma e notas sensoriais únicas. Nada de café torrado até virar carvão para esconder defeitos!
Lembrando que todas essas etapas são realizadas com afinco nas fazendas produtoras de cafés especiais. No entanto, o mesmo não acontece com outros tipos de grãos, nem mesmo com o gourmet.
Assim, no fim das contas, não é todo café que tem o corpo, a acidez e o perfil sensorial capaz de proporcionar uma experiência gustativa de emocionar até os mais céticos. Tanto isso é verdade que, para ser considerado especial e ter a mais alta pontuação, o café precisa ser degustado por um time de especialistas.
Prove os grãos especiais da Fazenda Jotacê e saiba qual é o melhor café!
Acreditamos que, a essa altura, todos já temos a resposta para o questionamento sobre qual o melhor café gourmet, além de saber se ele existe ou não. Caso ainda tenha dúvidas, convidamos você a provar os cafés especiais da Fazenda Jotacê!
Navegue pelo catálogo e conheça diversas opções, como doces, frutadas, intensas, exóticas, cappuccino e outros de nossos best-sellers. Todas produzidas com amor, carinho e uma expertise de mais de 30 anos. Quer uma dica parça, de amigo mesmo? Comece pelo nosso carro-chefe, o Kawá Caramelo!