Vem aprender como fazer café gelado
Se está calor por aí, temos a companhia perfeita para oferecer: café gelado. Essa bebida e suas variações acompanham a rotina em dias mais quentes porque refrescam e despertam na mesma medida.
Foi pensando nisso, compadre, que separamos algumas receitas de como fazer café gelado. As opções são muitas: cold brew, frapê, cremoso, iced latte… tem pra todo gosto, tem pra todo mundo! Com essas receitas em mãos, você vai poder tomar aquele cafezão mesmo naqueles dias quentes de suar o bigode.
Benefícios do café gelado
Além de delicioso e refrescante, o café gelado é ótimo para o bem-estar e a saúde. Ele preserva os benefícios da bebida quente: é antioxidante, desperta o foco e a atenção (graças à cafeína) e protege o coração, literal e metaforicamente.
A mistura com gelo e/ou leite pode deixar o sabor menos ácido e mais suave, o que é ótimo para quem tem problemas estomacais. Pronto para botar a mão na massa (ou nos grãos)? Espie as receitas a seguir, uma melhor que a outra!
Três receitas de café gelado
Vamos ao que interessa, meu camarada: como fazer café gelado? Existem várias receitas, diversas possibilidades. A verdade é que, pensando em preparos com esse grão sagrado que nos mantém firmes no dia a dia, o céu é o limite. Aqui, vamos apresentar algumas opções fáceis e deliciosas para você mergulhar de cabeça nesse universo e tomar a bebida de balde.
Cold brew
Eita, nome chique! Apesar da pompa, o Cold Brew nada mais é do que um café extraído a frio por um longo período. Parece trabalhoso, mas não é, viu? Essa pode ser uma ótima opção para provar uma bebida menos ácida, muito menos amarga e mais refrescante. Veja como fazer aí na sua casa!
Ingredientes:
1 xícara de Kawá Caramelo moído grosso;
4 xícaras de água filtrada.
Modo de preparo:
Escolha o café na moagem grossa — a fina pode ressaltar um amargor indesejado devido ao tempo de infusão. Em uma jarra, despeje a água filtrada sobre ele e mexa a mistura delicadamente. Tampe o recipiente, coloque-o na geladeira e siga o conselho dos sábios: deixa acontecer naturalmente! A extração vai ficar rolando de 12 a 24 horas. Você pode usar um coador para filtrar o líquido antes de servir.
Detalhes importantes: essa bebida pode ser armazenada na geladeira por até uma semana. Se você gosta daquela temperatura de trincar os dentes, encha um copo com gelo e despeje a mistura nele. Aproveite para celebrar a tradição cafeeira com seu cold brew de respeito!
Frapê
O frapê é uma opção gelada e cremosa feita de café, leite e muito gelo! Tudo isso, batido no bom e velho liquidificador, gera uma mistura refrescante e saborosa que casa bem com sorvete, inclusive! Quer ver como é simples de fazer o seu? Aqui vai uma receita especial!
Ingredientes:
1 xícara de café Kawá Black extraído no seu método de preferência;
1/2 xícara de leite;
1 xícara de cubos de gelo;
Chantilly (opcional) para decorar.
Modo de preparo:
Pegue o café já frio e, em um liquidificador, misture com o leite e os cubos de gelo. Bata tudo isso em alta velocidade até que as pedras estejam completamente trituradas. A bebida já vai estar cremosa. Depois, basta despejar a mistura em um copo e decorar o topo com chantilly.
Dicas para incrementar a receita: se quiser impressionar com um sabor diferentão, você pode misturar xarope de caramelo, chocolate e até mesmo menta. Ah, e para uma bebida ainda mais cremosa, basta adicionar mais gelo.
Iced latte
O iced latte é perfeito para os apaixonados por misturas com leite: é o hit do verão, a versão gelada da receita clássica. Os cubos de gelo trazem uma cremosidade para a bebida, ideal para os dias mais quentes. Veja como fazer café gelado nessa versão a seguir.
Ingredientes:
1 xícara de café Cereja de Bolo extraído no seu método de preferência;
1 xícara de leite;
Cubos de gelo a gosto.
Modo de preparo:
O segredo aqui é já usar o café e o leite gelados nessa receita. Não, você não vai entrar numa fria! Isso é só para alcançar aquela cremosidade de rechear a boca. Para fazer o seu iced latte, escolha seu copo, coloque mais ou menos metade da medida de gelo, despeje os líquidos até completar.
Vai dizer se iced latte não é bom pra cachorro! Para surpreender ainda mais, é possível adicionar xarope de baunilha, chocolate ou caramelo à sua bebida. A verdade é que você pode brincar com os sabores que quiser, pois café de verdade não tem que ficar preso a receitas. É o seu paladar que dita as regras!
Bora brincar com outras opções?
Todas essas receitas podem ser adaptadas e misturadas a outros ingredientes. Tem como fazer café gelado de todo jeito, isso sim. Basta libertar a imaginação e mergulhar em outros sensoriais. Aqui vão algumas dicas rápidas:
- experimente especiarias como cravo, canela, cardamomo e noz-moscada;
- use leites alternativos, como de amêndoas, coco e aveia;
- adicione xarope de baunilha, caramelo ou chocolate à mistura;
- congele café coado nas forminhas de gelo para jogar na bebida na hora e deixar o sabor ainda mais marcante;
- combine o preparo com bebidas alcoólicas, como licor e rum;
- utilize métodos de extração alternativos para experimentar sabores diversos;
-
adicione chocolate ou cacau em pó para sabores diferentes.
Fique frio: café gelado é com a Fazenda Jotacê!
E aí, deu para aprender como fazer café gelado, não é? Agora que você já tem alguns preparos em mãos, que tal escolher o seu grão especial favorito e começar a se aventurar nesse universo?
Aqui na Fazenda Jotacê, estamos comprometidos com todo o processo de produção do seu café especial, da terra à torra. Para continuar recebendo dicas como essas, não deixe de acompanhar o nosso blog!