Café pelo mundo: várias tradições, métodos de preparo e causos
Ah, o cafezão! Esse ícone global tem histórias que dariam um ótimo filme! Como uma das bebidas mais queridas do planeta, ele não apenas sobreviveu ao tempo, mas também passou por mil e uma aventuras. São muitos os causos do café pelo mundo, todas cheias de curiosidades!
Nosso superstar já rodou o globo, passando pela Etiópia, Itália, Turquia, Japão e, claro, Brasil! Em cada lugar, ele se transforma, adotando traços únicos que refletem a cultura local. Então, compadre, “vamo proseá”? Prepare-se para uma volta ao mundo com o café, o verdadeiro mestre em reunir pessoas e celebrar tradições!
Etiópia: o início de tudo
A história do café pelo mundo começa na Etiópia. Lá, ele tem até uma cerimônia própria! Tudo indica que os grãos já eram consumidos no país em 10 a.C. e, desde então, fazem parte de diversas tradições.
O café na Etiópia significa união e felicidade. Por isso, seu preparo envolve uma verdadeira experiência. Durante um processo conhecido por lá como "cerimônia do café", a dona da casa conduz a seleção, a lavagem, a torra e a moagem dos grãos. Igual a nós, aqui, da Fazenda Jotacê!
Depois, o café é preparado em bules especiais, conhecidos como jebenas. A bebida é servida com vários acompanhamentos, incluindo ervas aromáticas, incenso e até pipoca. Aí, uma boa sugestão, né? As pessoas no país acreditam que esse néctar dos deuses faz mais do que alimentar o corpo: ele representa uma interação social.
Itália: vai um espresso aí?
Sem dúvida, o café italiano é um dos mais famosos do mundo. Afinal, a região é o berço de muitas criações famosas, como o espresso, o cappuccino, o mocha e o macchiato. Por lá, o café é mais do que uma bebida; é um estilo de vida. Como uma ópera cheia de notas impactantes, o cafezão feito na Itália deve ser apreciado com estilo.
Assim, os cafezeiros do país contam com acessórios e técnicas realmente especiais. Tem a cafeteira italiana, as máquinas de café espresso, a vaporização do leite, o hábito de passar limão na borda da xícara, entre outras. Tudo para ter aquela bebida espetacular, que une as pessoas e deixa o dia melhor!
Turquia: a potência do café turco
A nossa jornada do café pelo mundo não poderia deixar a Turquia de lado. O país realmente tem tradição quando o assunto é preparar uma bebida majestosa, apreciada em ocasiões solenes, como reuniões sociais e cerimônias de noivado.
O café turco tem uma relevância cultural muito grande. Ele se destaca pelo sabor marcante, feito com uma moagem ultrafina. A bebida também é acompanhada por especiarias, como canela, cardamomo e anis-estrelado.
A importância do cafezão na região é tão grande, que dizem que sua borra pode até prever o futuro. É, a lista de poderes do café especial parece não ter fim: energizar, melhorar a saúde e até ajudar a planejar a semana!
Japão: café enlatado?
Agora, chegou a vez do Japão! A terra do sol nascente tem um trem bem curioso: café enlatado. Já pensou? Compadre, lá isso é muito comum e está em todo lugar, até nas máquinas de refrigerantes.
O café no Japão pode ser consumido quente ou frio e até ser servido por robôs nas cafeterias inspiradas nos animes. Porém, a tradição não fica fora da cultura cafeeira, tanto que o país é conhecido por cafeterias pequenas e aconchegantes, as Kissaten, que servem grãos de todo o mundo.
Nesses locais, o preparo da bebida é uma arte, com a água cuidadosamente derramada sobre o pó, criando uma experiência suave e única. Um verdadeiro refúgio zen!
Brasil: onde o café é rei
Finalmente, chegamos à terra onde o café é líder! Assim como o futebol e o samba, a bebida faz parte da nossa cultura. Puro, pingado, espresso, com leite, ele é aquele parça que faz parte do dia a dia. Está sempre com a gente na padoca, em casa, na empresa, na cafeteria, na parada de ônibus — ou, como diria Hyldon, na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê.
Além disso, somos um dos principais países produtores de café. A cada ano, consumimos mais de 80 L por habitante e exportamos grãos para destinos de peso, como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.
Fala sério, é café pra caramba, né? Por isso, temos orgulho de fazer parte dessa história! A Fazenda Jotacê oferece sempre os melhores grãos especiais para honrar essa responsa, alegrar a vida, dar aquele up na disposição e reunir a galera.
Nunca é só café
Para finalizar o nosso giro do café pelo mundo, vale lembrar que em todos os países ele é muito mais do que uma simples bebida. Esse líquido mágico já foi incorporado à cultura global e virou uma verdadeira celebridade.
Todo mundo conhece, todo mundo ama, ele nunca sai de moda! Em alguns lugares, é patrimônio nacional; em outros, virou combustível do povo ao acordar. Indispensável para os workaholics, convidado vip em festas, companheiro de viagem nos aeroportos, ou tudo isso junto e muito mais!