Guardar café na garrafa térmica faz mal? Revelamos a verdade a seguir!
Você já pensou se guardar o café na garrafa térmica faz mal? Será que trancar o líquido sagrado em uma câmara de conservação afeta o seu sabor mágico e vibrante? Para quem achou que a implicância com o recipiente era pura frescura dos fissurados por um cafezão fresco, temos uma revelação!
A verdade é que o nosso herói não lida bem com a solidão da garrafa térmica por muito tempo. Depois de um período bem curto de reclusão, só resta um destino digno: o ralo! Ficou curioso para saber mais? Chega mais, que explicaremos o assunto em detalhes!
O que acontece com o café na garrafa térmica?
Sabemos que a garrafa térmica é uma fiel companheira dos brasileiros. Tem quem não viva sem ela! No entanto, o recipiente pode fazer o nosso café especialíssimo perder sua magia, transformando-se em um caldo apagado, com gosto estranho e cheiro esquisito.
O motivo para isso é a química, meu amigo. O café é uma bebida sensível e cheia de nuances! Quando enclausurado em um pequeno espaço cheio de calor e pressão, reage mal. Então, a nossa bebida fresquinha tem uma espécie de “crise existencial”.
O resultado disso é a oxidação do café: ele perde o seu aroma, seu sabor, sua dignidade... Cozinhando ali dentro, ele pensa: “já fui melhor do que isso!”. E nós, cafezeiros convictos, também sofremos com sua amargura, sua infelicidade e seu gosto queimado.
Diferenças entre os cafés especiais e os comuns na garrafa térmica
Compadre, até aqui, você já sacou que guardar café na garrafa térmica faz mal para ele mesmo e para você, que fica entristecido de tomar uma bebida sem graça, certo? Só que o assunto ainda não está totalmente esclarecido. Como a personalidade dos grãos é complexa, não podemos tratar todos da mesma forma.
Precisamos dar ao café especial o destaque que ele merece. Como um convidado VIP, que não fica em qualquer lugar, ele sofre ainda mais dentro da garrafa. Se o resultado já é ruim com os grãos tradicionais, com os de produção de especialidade é pior ainda!
Por terem características únicas e sabores complexos, os grãos especiais são mais sensíveis às mudanças de temperatura e à oxidação, perdendo suas notas sensoriais majestosas. Esse tipo de armazenamento do café, em uma garrafa térmica aprisionadora, diminui sua doçura natural, interfere em sua acidez equilibrada e reduz até seu aroma excepcional. Parece criminoso, não?
Duração recomendada para manter o café em uma garrafa térmica
Mesmo sabendo de tudo isso, atire a primeira pedra quem nunca recorreu a essa forma de armazenamento em um dia corrido ou em uma viagem. Se for preciso usar o recipiente novamente, vale entender: quanto tempo dura o café na garrafa térmica?
Se você optar por um equipamento de qualidade, dá para segurar a onda por até uma hora sem que a bebida perca seu aroma e seu sabor irresistíveis. Passado esse período, as chances de a coisa azedar são grandes: o cafezão pode virar uma versão sem graça do que um dia foi um show de notas sensoriais espetaculares.
Não é dizer exatamente que o café na garrafa térmica faz mal. O problema são as consequências do processo oxidativo, que "cozinha" a bebida e altera seu perfil de sabor. Além disso, o recipiente pode acumular resíduos e odores que interferem na qualidade do nosso cafezão especial.
Alternativas para manter o café quente sem perder a qualidade
Certo, Zé! Se o legal mesmo é utilizar a garrafa térmica apenas em último caso, como armazenar o café de um jeito que ele fique quente por mais tempo? Olha, compadre, não existe fórmula mágica aqui! O ideal é baixar a bola e preparar só o que for consumir.
Até porque, se ficar muito tempo guardado, o café velho faz mal para a saúde devido à proliferação de bactérias. Aí, sim, ele pode causar azia, dores de cabeça, enjoo e outros desconfortos. Logo, o melhor é sempre tomar aquele cafezão fresquinho!
Bom, mas você sabe que aqui, na Fazenda Jotacê, damos um jeito de resolver qualquer problema dos nossos amigos cafezeiros. Sabendo que, em alguns casos, o café na garrafa térmica faz mal, temos algumas cartas na manga para deixar a bebida quente por mais tempo. Saca só!
- Prepare o cafezão na prensa francesa: se estiver com a tampa ajustada, esse tipo de cafeteira é uma mão na roda! Ela consegue reter o calor, mantendo o café quente por mais tempo;
-
Use um aquecedor de canecas: conhecido como coffee warmer, o dispositivo aquece só a base da caneca. Assim, é perfeito para aqueles que demoram muito para tomar o café e querem dar os goles finais ainda quentinhos;
- Prepare um café gelado: tá bom, nossa promessa era trazer dicas para deixar o café quente! Porém, como dizem muitas avós por aí, “o que não tem remédio, remediado está!”. Então, já que o danado vai esfriar, prepare logo um delicioso cold brew, compadre!
Prepare um cafezão fresquinho com os grãos especiais da Fazenda Jotacê!
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e tirado a pulga atrás da orelha sobre o assunto. O café na garrafa térmica faz mal se ficar lá um tempão acumulando poeira e microrganismos! Da próxima vez que pensar em trancafiar o cafezão fresquinho nesse reservatório, pense nas outras alternativas que apresentamos!
Para ajudar você a ter sempre uma bebida espetacular em mãos, preparamos uma seleção incrível de cafés especiais. Navegue pelo catálogo da Fazenda Jotacê e encontre opções frutadas, intensas, exóticas e naturalmente doces, como o inigualável Kawá Caramelo!